15 agosto 2013

PORTUGAL (o início das férias/vacations, the beginning)

Sobreiro / cork tree
 
azulejos/tiles, Belém 











Junho, 2013 (June)                      Desembarco em Madrid. Cheguei num dia e no outro já estava em terras portuguesas. De Trás-os-Montes a Lisboa. 
E sempre fico com a sensação de quero mais...

.O norte continua forte e belo! É a "minha" terra querida. 
Santo António de Monforte
Porto
.Lisboa continua linda, um pouco mais séria, mais ainda bela.



"Andy Warhol – Icons” Psaier and the Factory Artworks






.Os livros. Sempre adquiro livros nas minhas viagens. De Portugal eles foram muito especiais. Mas faltou o autógrafo do Bento e da Fátima. 
Faltou também o abraço da Fátima. E sentir o barlavento da Mena em Lagos. Fica para uma próxima! De Madrid (via correio) enviei duas lembranças que trouxe do Brasil para essas minhas duas amigas blogueiras. 
                        A Mena muito gentilmente publicou em seu blog De-OLHAR :
fotografia de Mena Gonçalves

A Fátima carinhosamente publicou no Facebook: 
fotografia de Maria de Fátima Santos

Obrigada pelos post meninas! Vocês estão em meu coração!

.Palácio da Ajuda. Fui conhecer o palácio e também ver a exposição da Joana Vasconcelos*. Abaixo algumas imagens sacadas lá. 

(*As fotos da exposição da Joana Vasconcelos estarão no próximo post.)
Palácio da Ajuda, Portugal
Palácio da Ajuda, Portugal
Palácio da Ajuda, Portugal


Palácio da Ajuda, Portugal
Palácio da Ajuda, Portugal
Palácio da Ajuda, Portugal


.Belém. Os azulejos e os provérbios portugueses! (Belém tiles)








and don't forget:

                                                                                            continua/continues

16 comentários:

Maria de Fátima disse...

lindo post de onde emana o odor forte dessa sua ternura pelo país dos seus avós
beijinhos e obrigada pelo pedacinho que me cabe :)

Li Ferreira Nhan disse...

Gosto tanto desta tua terra...
De você também!
O post demorou mas é que ainda estava a digerir tudo...
Que bom que gostou.
Beijos Fátima!

Georgia Aegerter disse...

Li, estamos indo para esta terrinha maravilhosa no domingo dia 25.08, vamos para Lagos regiao do Algarve apenas por uma semana sem as criancas.

Já estou sonhando com tudo que vou comer nesta terra maravilhosa!

Li adorei a dica, vou experimentar o molho.

Obrigada.

Li Ferreira Nhan disse...

Ai que delícia Georgia! Lagos eu não conheço mas tenho certeza que vcs irão amar Portugal! E a comida então nem se fala, bom sou suspeita pra falar qualquer coisa, amo aquela terra!
Boas férias e aproveitem bastante!
Beijos

myra disse...

outra vez, Li, formidavel teu BLOG!!!!!!!

Li Ferreira Nhan disse...

Obrigada, fico feliz que tenhas gostado Myra! Portugal é uma terra querida.
Logo postarei sobre a artista portuguesa Joana Vasconcelos.
Vi a exposição dela em Lisboa e na Bienal de Veneza. Voce vai gostar!
Beijos!

Mena G disse...

Só agora abri o Pc desde ontem á noite. Como já disse a Fátima, muito obrigada pela parte que me toca... Um trabalhinho especial acabará por ser feito com as chitas. É capaz de demorar para sair tão bom quanto seu post. Interessante saber que a sua amiga Georgia vem precisamente para a minha cidade! Tenho a certeza que vai adorar!!!

João Menéres disse...

Sem dúvida, LI : Tu és FANT

Um beijoÁSTICA !

E mais não digo ( hoje ! )

Um beijo, minha querida amiga.

Li Ferreira Nhan disse...

Vindo das tuas mãos as chitas serão jóias Mena!
Pois então a Georgia vai a lagos.
Vocês não se conhecem dos blogs? Ela participava das tertúlias, é do blog Saia Justa.
Acho que vocês se conhecem penso eu...

Beijos!

Li Ferreira Nhan disse...

:)
João sempre gentil!
Obrigada e um beijo querido!

sonia a. mascaro disse...

Que belo post, Li!
Posso imaginar que sua viagem foi muito especial.
Linda a foto "Santo António de Monforte". Vou voltar para rever uma por uma.
Gostei da frase no azulejo: "Tola é a ovelha que aos lobos se confessa".
Beijos!

Li Ferreira Nhan disse...

Sonia, obrigada por vir e comentar!
A foto em Sto António de Monforte foi sacada na casa da minha prima. Ela tem uns 5 sobreiros no seu terreno. É uma árvore grandiosa, protegida por lei. Dela é extraída a cortiça. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. Na foto há um ninho que meu primo (belga), construiu e espalhou por suas árvores para as aves migratórias. É tudo muito bonito...
O tal ditado da ovelha eu não conhecia e olha que para uma neta de portugueses isso é um fato raro.
Confesso que é um dos meus prediletos!
Beijos!

Luísa disse...

Recado belo e bem luso!
Mil beijinhos

Li Ferreira Nhan disse...

Luísa faltou tanto que vejo e gosto deste país.
Para si ,da tua terra que ainda quero tempo para apreciar o recado está no próximo post.
Beijos!

Conceição Duarte disse...

Passei hoje por aqui para deixar um beijo. Linda exposição, mas morro de pavor de VER cobras, sejam de crochê ou não hahahaha

Coisas lindas. Tudo é arte!

boa semana, CON

Li Ferreira Nhan disse...

Ainda bem que as cobras eram de porcelana!
Estavam expostas na "sala de conversas da rainha". Imagina o significado das serpentes por ali!!!!
Beijos Con!