18 agosto 2013

Joana Vasconcelos: Exposição no Palácio Nacional da Ajuda. June 2013 AJUDA PALACE – JOANA VASCONCELOS EXHIBITION

férias continuação/vacations continuation




Estive na Exposição da Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda onde ela reuniu suas obras realizadas durante a última década com outras mais recentes adequando ao local, a mobília e a temática palaciana. 
Em seu trabalho ela apropria-se de objetos do imaginário popular e reconstitui meticulosa e habilmente em técnicas com grande excelência artesanal.
Numa impecável apresentação a exposição esteve exuberante e merecidamente bateu todos os recordes sendo a mais vista em Portugal com 180 mil visitantes! 
Quase simultaneamente Joana Vasconcelos representou Portugal na Bienal de Veneza! E lá ela esteve ainda mais fantástica! Ah sim, fui até Veneza (quase no fim das minhas férias) e conferi o cacilheiro "Trafaria Praia". Mas fica para o próximo post.


I've been in the Exhibition of Joana Vasconcelos at the Ajuda Palace in Lisbon where she brought together her works performed during the last decade with other newer adapting to the local furniture and palatial theme.
In her work she appropriates objects of popular imagery and meticulous and skillfully reconstructs with great technical excellence in craftsmanship.
A flawless presentation exposure was lush and deservedly broke all records with the most views in Portugal with 180,000 visitors!
Almost simultaneously Joana Vasconcelos represented Portugal at the Venice Biennale with the boat "Trafaria Praia". And there she was even more fantastic! I've been there, but that is for a next post!


as fotos a seguir foram sacadas do meu celular em junho de 2013.
The following screenshots were photographed from my cell phone in Belém, Lisbon, June 2013.                                  a caminho do palácio:




             algumas obras da exposição da Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda:
                                   some photos of the exhibition:












































Vista do Tejo e da Ponte 25 de abril desde o Palácio da Ajuda. Aqui termina minha estada em Portugal / View of the Tejo River and Bridge April 25 from the Ajuda Palace. Here ends my stay in Portugal.
De blogueira para colegas blogueiros que vivem em Portugal: impossível não lembrar/pensar em todos vocês. O fato de eu ter estado por essas terras, aí tão pertinho tornou minha compreensão, meu entendimento acerca de tudo e de todos mais perceptivo intuitivo visível.
Os tempos mudaram. Portugal mudou. Tudo isso vai passar.
Meu querido Amigo João, estivemos muito próximos, nem imaginas quanto. Ainda não foi desta vez o nosso encontro. Temos muito a falar, fica para a próxima!
Querida Luísa, a caminho do Porto passei por Fafe e Guimarães. Não conhecia aquela zona. Vi teu " ... Olhar de Perto". Agora a tua poesia possui mais cheiro, cor, rosto. Tem outra vida!

Aos meus queridos que sempre me acolhem com tanto amor e deixam meu coração aquecido e repleto de afeto, muito, muito obrigada! Lamento todos os dias essa distância que nos separa. Recordo com carinho nossas encontros, nossas conversas, nossas risadas. A saudade é grande, é imensa!
                                                 Beijos a todos! 

Em viagens, o contato, a proximidade entre as pessoas são as nossas melhores e mais saborosas aquisições.
             
Portuguese tile


                                                                                                                    continua/continues

18 comentários:

João Menéres disse...

LI querida

Da próxima vez vou-te cobrar uma estada no Porto que permita uns passeios calmos, sem horas.
Só assim, poderemos conversar e trocar idéias e, quem sabe, falar de projectos.

Fica prometido para o mês de etembro a minha postagem da Exposição da Joana Vasconcelos, mas depois desta tua, da do Eduardo e do Jorge, que poderei eu mostrar ?

Um beijo e as melhoras do teu computador.

Li Ferreira Nhan disse...

João desejo muito passear por teu Porto em tua companhia. Ficamos combinados!
Quanto a Joana Vasconcelos tenho a mais absoluta certeza que o teu post será insuperável!
Beijos querido amigo!

(o MAC segue agonizando...)

Luísa disse...

E em terras verdes do Minho, não houve paragem?
Tal como o João, cobro uma paragem por terras de Afonso Henriques! Então?
E na terra do pão-le-ló, ofereço-vos um vinho do Porto nobre, fino, vintage! (disse bem, certo João Menéres?).

Mil beijinhos ;-(

Li Ferreira Nhan disse...

Bem sei Luísa, imperdoável eu ainda não conhecer o "berço da nação portuguesa".
O Minho vale uma temporada sem pressa,
mesmo para saborear, perder a vista! Fica para a próxima e sim , aceito o excelente vinho!
Mas olha, ao passar por Fafe lembrei muito e falei de ti e da tua poesia.
Beijos!

myra disse...

bem , bem interessante a Exposicao!!!!gostei, nao de tudo mas quasi!
bjos

Li Ferreira Nhan disse...

Myra, a Joana possui um trabalho que a mim me agrada sobretudo quando se apropria de materiais inusitados e reutiliza com muita criatividade. Aqui não fotografei seus melhores trabalhos. Fui para ver a exposição e não fotografar, usei meu telefone celular para alguns poucos registros.
Também um ou outro não me agradou mas foram muito poucos. Mas em Veneza, na Bienal, ela foi espetacular!
Beijos querida!

sonia a. mascaro disse...

Gostei de conhecer a arte de Joana Vasconcelos! Ótimas as fotos, Li!
Fico aguardando as imagens de Veneza, um lugar que eu gostaria muitíssimo de conhecer.

Não sei se falei para você de um blog que fiz para postar as fotos que meu filho clicou numa viagem de fez à Itália, em função de um congresso de fruticultura. Ele é agrônomo, com especialização em frutas. Caso tenha tempo, o link é este aqui: Images Photos From Italy.
Beijos e ótimo final de semana.

Li Ferreira Nhan disse...

Sonia, confesso que gostei mais do trabalho da Joana na Bienal de Veneza; foi uma surpresa! E a receptividade por lá foi grande. Todos comentavam e sem dúvida era o pavilhão mais visitado. Só estou esperando a minha filha escrever um pequeno texto em inglês para terminar o post. As fotos são sofríveis. Como de hábito em viagens eu não carrego grandes câmeras. Ultimamente só o celular.
Fui ao blog da viagem do seu filho e foi muito bom ver Veneza com um outro olhar; ela é mesmo linda e única! Deixei um comentário lá.
Beijos e obrigada por comentar!

Conceição Duarte disse...

Li, verdade !! Idade boa pra quê? hahaha ENfim...

Vamos tocando a vida da melhor maneira...

Um super beijinho

CON

Li Ferreira Nhan disse...

Por enquanto ainda nos resta passear, viajar.
Beijos Con

Jean Spitzer disse...

What fabulous things you saw and photographed!

Li Ferreira Nhan disse...

Yes Jean, very beautiful, but in Venice were even better!
Will be in the next post.
I still do not posted because I am waiting for my daughter to do a short text in English! ;-)

Conceição Duarte disse...

Pois é... as canetinhas são ótimas e a letra grande, melhor ainda hahaha bjs queridona

CON

Li Ferreira Nhan disse...

rsrsrsrs Beijos Con!

João Menéres disse...

LUÍSA VILAÇA

Tudo certo, o que escreveste !
Como podia não ser ?
Não tinha jeito de forma alguma.

Um beijo.

Li Ferreira Nhan disse...

João e Luísa já está prometido!
Beijos aos dois!

JG disse...

Bom dia, Li. Vejo que esteve em Lisboa na exposição da Joana Vasconcelos. Pena não nos cruzarmos. Fui três vezes à exposição. Como não a encontrei?

Li Ferreira Nhan disse...


Pois então Jacinto, desta vez Portugal/Lisboa foi mesmo num curto período; princípio das minhas férias, em junho, e eu ainda tinha muito que viajar.
Pena mesmo não nos encontrarmos!
Mas estou sempre por aí!
Numa próxima eu aviso!